sábado, 18 de dezembro de 2010

O INÍCIO DA DIETA MEDITERRÂNEA - TOMATE

TOMATE





O Tomate (SOLANUM LYCOPERSICUM), não é um produto Mediterrâneo de origem, mas por sua importância, história e aplicações gastronômicas, ganha um capítulo exclusivo dentre outros frutos que serão comentados nos próximos "posts".

É um fruto do "Novo Mundo", da América do Sul mais precisamente da Cordilheira dos Andes - Do norte Chile até o sul do Equador, há relatos de também ser oriundo de regiões da América Central - atual México.

Por volta de 1600 dC chega ao continente europeu trazido pelos Espanhois como uma planta ornamental e considerada venenosa.

Em 1770 de acordo com documentos históricos, o TOMATE chega a ITÁLIA , como um "presente" dado pelo REINO DO PERU para o REINO DE NÁPOLES, e então começa a ser cultivado, mais precisamente na região de SAN MARZANO, uma pequena "COMUNA" da região de Napoles, muito próxima ao Monte Vesúvio, e por esta característica do solo vulcânico, os TOMATES SAN MARZANO são considerados os melhores do mundo, para preparação de molhos.

San Marzano


A propósito o nome em ITALIANO, POMODORO, refere-se aos frutos oriundos da América que tinham coloração amarelada (ouro) e se pareciam com Maçâs. Após anos de cultivo e seleção natural, os TOMATES ficaram Vermelhos. 





A partir de 1870, o TOMATE assume importância gastronômica e cultural e desta forma se inicia a amplificação do consumo, bem como os métodos utilizados até hoje na Itália para sua conservação, Tomates sem pele em latas.



A preciosa qualidade gastronômica dos TOMATES é ainda mais relevante atualmente, pois além de ser rico em vitaminas A e C, o TOMATE é um dos alimentos mais ricos em LICOPENO, um antioxidante natural e anti-cancerígeno, principalmente contra os tumores de Próstata, Mamas e do aparelho digestivo, além de ações preventivas no sistema cardiovascular.

 A propriedade antioxidante do LICOPENO é potencializada com o cozimento do fruto, e o cozimento acaba por extinguir substâncias consideradas tóxicas (partes verdes da planta e do fruto - Solaninas), se ingeridas em grandes quantidades.

Desta forma o TOMATE considerado  "Principe Della Cucina Italiana",  se tornou " il Re della Dieta Mediterranea" e é o fruto mais consumido no mundo.

Apelidado na Itália de "ORO ROSSO"

 




TIPOS DE TOMATES



No Brasil
(AS PRINCIPAIS)

No Brasil, a cultura foi introduzida pelos imigrantes italianos na virada do século 20, tendo se incrementado com a vinda dos imigrantes japoneses. A sua industrialização iniciou-se durante a Segunda Guerra Mundial, tendo-se desenvolvido rapidamente a partir da década de 70. Hoje, o Brasil situa-se entre os maiores produtores mundiais, ao lado de Estados Unidos e Itália.



Caqui




CEREJA




ITALIANO



SALADETE



SANTA CRUZ







 






NA ITÁLIA
( A VARIEDADE É ENORME)



CUORE DI BUE





INSALATARO


MARMANDE


OBLUNGO - PERINO

LANCELOT


OSKAR


PARSIFAL


CHERRY - CILIEGINO


VESUVIANO



NO BRASIL, EM LATAS
TOMATINHO DO VESUVIO
(MARAVILHOSO)





TOMATE SECO





Os tomates secos são utilizados há alguns séculos, tendo sido inicialmente desidratados pelo sol quente do Sul da Itália. Embora só nos últimos anos o resto do mundo tenha descoberto essa forma de apresentação, o tomate seco se transformou rapidamente em destaque da culinária internacional. Pode ser produzido pela desidratação ao SOL ou em forno em baixa temperatura, o que leva algumas horas, e deve ser conservado imersos em azeite de oliva.









MOLHO DE TOMATE






Talvez uma das maiores e mais saborosas iguarias da DIETA MEDITERRÂNEA, obviamente teve seu surgimento na Itália, por volta de 1870, quando do início da produção em larga escala de Tomate.

São inúmeras receitas e variações mas a base é sempre a mesma, SOMENTE TOMATES, FOGO BAIXO, MUITAS HORAS  E MAIS NADA...

Primeiro cozimento

Passatura

Redução

Quando eu era pequeno, semanalmente sentia o aroma e via minha mãe, e as vezes minha avó e tias cortando os tomates italianos em 4 e depois cozinhando por horas a fio (em fogo baixo), em panelas enormes sempre com uma colher de pau fincada no meio da panela... Cenas inesquessíveis... assim como provar um pouco do molho sobre um pedaço de pão (Italiano é claro)...





Esta base de molho que pode ser feita com tomates frescos ou com tomate sem pele enlatados, sem tempero algum pode ser até congelada em vidros esterelizados. e quando quiser utilizar basta acrescentar os sabores... as variantes são infinitas...


Assim como os pratos com este fruto incrivel que é o tomate.

Desta forma acrescentamos mais um ingrediente da nossa

DIETA MEDITERRÂNEA


Este início do nosso blog tem a intenção de contar as histórias dos produtos, para depois podermos agregar receitas catalogadas por países do mediterrâneo. Portanto, um pouco mais de paciência, pois o acervo é grande, mas sem os ingredientes não fazemos nada...



Um Grande Abraço



Marcos Frugis




Referências






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.