domingo, 23 de janeiro de 2011

O INÍCIO DA DIETA MEDITERRÂNEA - AZAFRÁN

AZAFRÁN

A origem da palavra AZAFRÁN é desconhecida mas sua etimologia é muito parecida em diversas línguas...Muito provavelmente teve origem da palavra PERSA - ZARPARAN, que significa plumas (estigmas) de ouro...


Desta forma temos 

ÁRABE - ZÁFARAN
INGLES - SAFFRON
FRANCES - SAFRAN
ITALIANO - ZAFFERANO

Mas utilizarei a origem Espanhola - ok

AZAFRÁN

O AZAFRÁN, é uma especiaria que se obtem a partir dos estigmas das flores de CROCUS SATIVUS LINNAEUS, conhecida vulgarmente como ROSA DE AZAFRÁN.

O Crocus Sativus Linnaeus é uma planta que se caracteriza por ter uma Flor Lilas e com os estigmas vermelhos e os estames amarelos.


Cada flor tem 3 estigmas de azafrán que estão unidos na base pelo Pistilo.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A história da origem do AZAFRÁN é um pouco confusa mas remonta a idade anterior a Cristo e possivelmente se originou na Asia menor e Oriente Médio.

As primeiras utilizações se deram no Egito onde era empregado como essência aromática por Cleopatra em banhos termais. Era utilizado também como corante de tecidos e outras aplicações em medicina.

Na Grécia antiga era utilizado em infusões para fins medicinais, inclusive para atenuar os efeitos alcoólicos do vinho...Era também utilizado para banhos aromáticos e afrodisíacos.

Os Árabes utilizavam o AZAFRÁN na medicina, por seus efeitos Analgésicos e Antiespasmódicos.

Foram eles que introduziram o cultivo do Azafrán na Espanha, quando do domínio Árabe na Península Ibérica, no século X e há relatos de que era um ingrediente essencial na gastronomia Hispanoárabe da época.


Durante a Idade Média o AZAFRÁN teve um grande crescimento na Gran Bretanha, devido ao fato de ao retornarem das Cruzadas, os cavaleiros traziam as Flores do oriente, O rei da época Eduardo III era um grande apreciador e desta forma iniciou o cultivo no hoje Reino Unido.

Durante o Renascimento, VENEZA, se tornou o mais importante pólo de comércio do AZAFRÁN, e já naquela época, o AZAFRÁN valia mais que seu próprio peso em ouro, sendo chamado na Espanha de 
" ORO ROJO". 

Devido ao alto custo (até hoje , o Azafrán é a especiaria mais cara do mundo), ocorriam e ocorrem até hoje adulterações que na idade média eram punidas com a morte.


CULTIVO E COLHEITA


O Azafrán necessita de climas e temperaturas extremas, quente e seco no verão e muito frio no inverno.

O solo deve ser seco, calcário, areado, plano e sem arvores, qualidades estas que transformaram a região Castellano - Manchega (Espanha), no local mais produtivo e importante do mundo.

Os maiores produtores do mundo foram e continuam sendo; ESPANHA, IRÃ, INDIA E GRÉCIA, embora por quase todo o mediterrâneo se produza, e em outros continentes (Nova Zelandia, Tasmania, China, EUA, Argentina, etc)

O plantio dos bulbos ocorre nos meses de Junho e Julho, é uma tarefa árdua, pois deve-se plantar a mão e um de cada vez.




A colheita ocorre no final de Outubro e começo de Novembro, é mais uma tarefa árdua, pois a rosa florece ao amanhecer e deve ficar o menor tempo possível no talo, pois se passar muitas horas perde-se aroma e cor do AZAFRÁN, inicia-se de madrugada não podendo passar das 10 da manhã.








Uma vez colhidas, é o momento de separar os estigmas da flor " EL DESBRIN DE LA ROSA", tarefa manual, e lenta...




São necessárias mais de 85.000 flores para se produzir 1 Kg de azafran fresco...




Os estigmas possuem um alto nível de umidade, e após a separação, os mesmos são secados, afim de manter as características e conserva-los...e depois são armazenados em toneis de madeira forrados com chapas de metal.

1Kg de AZAFRÁN fresco após a secagem resulta em 250 g de produto final. Todo este processo justifica realmente o alto valor do AZAFRÁN...



Nos mercados e empórios podemos encontrar o AZAFRÁN em pó, e na sua forma natural de Pistilos em pequenas e caras porções.




Aplicações Gastronômicas

Por seu sabor, aroma e cor peculiares, lembrando; mel com ervas e um sutíl toque metálico, o AZAFRÁN tem aplicações em inúmeras culturas em todo o mundo, sendo que na DIETA MEDITERRÂNEA, é uma das especiarias fundamentais na Culinárias Espanhola, Francesa, Italiana, Marroquina, enfim nos posts que seguirão irei reforçar suas influências.


MAIS UM PRODUTO ANEXADO AO NOSSO BLOG



ATÉ MAIS



MARCOS FRUGIS


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.