domingo, 23 de janeiro de 2011

O INÍCIO DA DIETA MEDITERRÂNEA - AZAFRÁN

AZAFRÁN

A origem da palavra AZAFRÁN é desconhecida mas sua etimologia é muito parecida em diversas línguas...Muito provavelmente teve origem da palavra PERSA - ZARPARAN, que significa plumas (estigmas) de ouro...


Desta forma temos 

ÁRABE - ZÁFARAN
INGLES - SAFFRON
FRANCES - SAFRAN
ITALIANO - ZAFFERANO

Mas utilizarei a origem Espanhola - ok

AZAFRÁN

O AZAFRÁN, é uma especiaria que se obtem a partir dos estigmas das flores de CROCUS SATIVUS LINNAEUS, conhecida vulgarmente como ROSA DE AZAFRÁN.

O Crocus Sativus Linnaeus é uma planta que se caracteriza por ter uma Flor Lilas e com os estigmas vermelhos e os estames amarelos.


Cada flor tem 3 estigmas de azafrán que estão unidos na base pelo Pistilo.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A história da origem do AZAFRÁN é um pouco confusa mas remonta a idade anterior a Cristo e possivelmente se originou na Asia menor e Oriente Médio.

As primeiras utilizações se deram no Egito onde era empregado como essência aromática por Cleopatra em banhos termais. Era utilizado também como corante de tecidos e outras aplicações em medicina.

Na Grécia antiga era utilizado em infusões para fins medicinais, inclusive para atenuar os efeitos alcoólicos do vinho...Era também utilizado para banhos aromáticos e afrodisíacos.

Os Árabes utilizavam o AZAFRÁN na medicina, por seus efeitos Analgésicos e Antiespasmódicos.

Foram eles que introduziram o cultivo do Azafrán na Espanha, quando do domínio Árabe na Península Ibérica, no século X e há relatos de que era um ingrediente essencial na gastronomia Hispanoárabe da época.


Durante a Idade Média o AZAFRÁN teve um grande crescimento na Gran Bretanha, devido ao fato de ao retornarem das Cruzadas, os cavaleiros traziam as Flores do oriente, O rei da época Eduardo III era um grande apreciador e desta forma iniciou o cultivo no hoje Reino Unido.

Durante o Renascimento, VENEZA, se tornou o mais importante pólo de comércio do AZAFRÁN, e já naquela época, o AZAFRÁN valia mais que seu próprio peso em ouro, sendo chamado na Espanha de 
" ORO ROJO". 

Devido ao alto custo (até hoje , o Azafrán é a especiaria mais cara do mundo), ocorriam e ocorrem até hoje adulterações que na idade média eram punidas com a morte.


CULTIVO E COLHEITA


O Azafrán necessita de climas e temperaturas extremas, quente e seco no verão e muito frio no inverno.

O solo deve ser seco, calcário, areado, plano e sem arvores, qualidades estas que transformaram a região Castellano - Manchega (Espanha), no local mais produtivo e importante do mundo.

Os maiores produtores do mundo foram e continuam sendo; ESPANHA, IRÃ, INDIA E GRÉCIA, embora por quase todo o mediterrâneo se produza, e em outros continentes (Nova Zelandia, Tasmania, China, EUA, Argentina, etc)

O plantio dos bulbos ocorre nos meses de Junho e Julho, é uma tarefa árdua, pois deve-se plantar a mão e um de cada vez.




A colheita ocorre no final de Outubro e começo de Novembro, é mais uma tarefa árdua, pois a rosa florece ao amanhecer e deve ficar o menor tempo possível no talo, pois se passar muitas horas perde-se aroma e cor do AZAFRÁN, inicia-se de madrugada não podendo passar das 10 da manhã.








Uma vez colhidas, é o momento de separar os estigmas da flor " EL DESBRIN DE LA ROSA", tarefa manual, e lenta...




São necessárias mais de 85.000 flores para se produzir 1 Kg de azafran fresco...




Os estigmas possuem um alto nível de umidade, e após a separação, os mesmos são secados, afim de manter as características e conserva-los...e depois são armazenados em toneis de madeira forrados com chapas de metal.

1Kg de AZAFRÁN fresco após a secagem resulta em 250 g de produto final. Todo este processo justifica realmente o alto valor do AZAFRÁN...



Nos mercados e empórios podemos encontrar o AZAFRÁN em pó, e na sua forma natural de Pistilos em pequenas e caras porções.




Aplicações Gastronômicas

Por seu sabor, aroma e cor peculiares, lembrando; mel com ervas e um sutíl toque metálico, o AZAFRÁN tem aplicações em inúmeras culturas em todo o mundo, sendo que na DIETA MEDITERRÂNEA, é uma das especiarias fundamentais na Culinárias Espanhola, Francesa, Italiana, Marroquina, enfim nos posts que seguirão irei reforçar suas influências.


MAIS UM PRODUTO ANEXADO AO NOSSO BLOG



ATÉ MAIS



MARCOS FRUGIS